Visita à exposição «Horizontes Partilhados. Viagens e Transformações» - MNSR - 30.10.2025 - 15:30

Em 30-10-2025 a A.C.E.R. organiza uma visita à exposição «Horizontes Partilhados. Viagens e Transformações» orientada pela Dr.a Maria Palmira que nos enviou o seguinte texto-síntese:
 
«De iniciativa do MNSR, a exposição tem as migrações como ponto de partida para o diálogo e miscigenação entre pessoas e culturas e baseia-se no seu grande acervo museológico.

Aborda, em diferentes escalas, o processo que conduziu Portugal até à presente complexidade de globalização, com os seus desafios e conquistas. Através das reservas do MNSR, iremos presenciar o acto e as consequências de viajar».

Da informação recolhida na Internet transcrevemos:

«A exposição conta com mecenato do BPI e Fundação "la Caixa", e apoio institucional do Círculo Dr. José de Figueiredo – Amigos do MNSR.

Com comissariado literário de Gonçalo M. Tavares e comissariado científico de Ana Bárbara Barros, José da Costa Reis e Paula Fortuna Oliveira, do Museu Nacional Soares dos Reis, a mostra estrutura-se em três núcleos centrais - Objetos e Viajantes, O Olhar (d)o Outro e Contaminações, trazendo à luz do dia mais de 230 objetos que habitam as reservas, biblioteca e arquivo do Museu, bem como da Casa-Museu Fernando de Castro.

De um acervo que totaliza já mais de 18.000 bens culturais, o Museu Nacional Soares dos Reis apresenta na sua EXPOSIÇÃO DE LONGA DURAÇÃO com pouco mais de 1.400, pelo que Horizontes Partilhados: Viagens e Transformações permitirá agora dar a conhecer outros objetos de valor inestimável, numa narrativa construída a partir do tema orientador da programação do MNSR para 2025: Confluências e Criação.

No vasto acervo museológico, conservado nas reservas do MNSR, encontram-se numerosos objetos que testemunham uma longa história de contactos e de relações, diretas e indiretas, entre Portugal e diversos pontos do globo. Através deles, promove-se a reflexão, à luz da contemporaneidade, sobre as convergências e os processos de criação de que resultou tanto do que é, hoje, o nosso Património Cultural.  

A organização da exposição implicou uma oportuna reflexão interna, com uma equipa técnica alargada, acerca do acervo em exposição e sobretudo em reserva no MNSR, que, resumidamente, se caracteriza por ser, em larga maioria, associado à arte (e seu ensino), aos colecionismos nacionais e à história dos portugueses até meados do século XX.»

Fonte: Museus e Monumentos (Facebook)


 

INSCRIÇÕES:

Dia: 30-10-2025; 15:30h, com nova edição em 06-11-2025; 15:30h

N.º máximo de participantes: 6

Para se inscrever deverá enviar e-mail para eventos@acer-pt.org mencionando o seu nome, n.º de cartão de cidadão e n.º de telefone 

A visita é  gratuita ao abrigo do  ACESSO 52, dando na recepção do Museu (átrio da entrada) somente o número de contribuinte respectivo. ACESSO 52 significa o direito a 52 entradas gratuitas, por ano, em 37 Monumentos, Palácios  e Museus, segundo listagem publicada em https://www2.gov.pt/noticias/museus-monumentos-e-palacios-com-entrada-gratis-52-dias-por-ano