Visita aos sítios arqueológicos de Conímbriga e Rabaçal - 7.5.2023

A A.C.E.R. realizará em 7 de Maio uma visita aos sítios arqueológicos de Conímbriga e Rabaçal, incluindo os respectivos Museus. orientada pelo Dr. Manuel Almeida Carneiro sob o tema "Entre o imaginário figurativo e o geométrico das antigas domus e villae romanas", tendo-nos enviado a seguinte sinopse:

"...A arte do mosaico teve origem nas civilizações antigas, designadamente na Mesopotâmia, na Grécia Antiga e daí dizer-se que a palavra é de origem grega: mousaikón, que significa: obra das musas. Os romanos desenvolveram a sua técnica, geralmente aplicada na decoração nos ambientes interiores e exteriores das habitações, nas domus e nas villae, na posse dos estratos sociais mais privilegiados, bem como nos edifícios públicos (basílicas, palácios, termas (…).É caracterizada pela composição de pequenas tesselas, opus tessallatum, isto é, "pavimentação de pedra". Segundo o Dicionário Visual de Arquitetura (…) o procedimento técnico começava com o nivelamento do terreno sobre o qual se dispunha um leito de cascalho (statumen), seguido por uma camada de cal e gravilha (rudus), que era coberta por uma mistura húmida de cal e argila (nucleus). De seguida traçavam-se as linhas do desenho e incrustavam-se os pequenos fragmentos de pedras, seixos, vidro, terracota, areia e outros materiais sobre uma das superfícies acima referidas.  Por fim, a superfície era banhada com uma leitada de cal e pó de mármore branco diluído em água…."


Dado que se obteve um número de inscritos que esgotou a lotação do autocarro, poderemos aceitar ainda algumas inscrições de associada(o)s e não associada(o)s, devendo porém deslocar-se em viatura própria. 

Para o efeito deverá ser enviado e-mail para eventos@acer-pt.org